terça-feira, 11 de agosto de 2009

SALVE SANTA CLARA!



"Em 11 de Agosto de 1253, Clara de Assis, primeira discípula de São Francisco, terminava sua peregrinação terrena. Clara é a face feminina do franciscanismo. Ensinou que é possível ser feliz sem ter nada. Ela fizera antes a experiência de ter tudo: era rica, de família nobre, era jovem, bela e inteligente. Para Clara de Favarone, todavia tudo isto era pouco, muito pouco. Ela queria algo mais que só Deus é capaz de dar. Iluminada pela graça divina, deixou-se atrair pela nova forma de vida iniciada por Francisco.Clara tinha 18 anos de idade quando, num domingo de Ramos de 1212, foge de casa e é recebida na Igreja de Porciúncula, berço da Ordem dos Frades Menores. Diante do altar de Santa Maria dos Anjos recebeu a tonsura, trocando seus ricos trajes por uma rústica túnica de penitente. Nascia aí a Segunda Ordem Franciscana, que hoje é conhecida como das Clarissas.
Sem Clara, Francisco seria incompleto como homem de Deus, na espiritualidade, na ternura, no jeito humano de ser. Em sentido idêntico, o mesmo pode se dizer de Clara. Ela se denominava "a plantinha de São Francisco".
Durante os 42 anos vividos, no pequeno mosteiro de São Damião, Clara passou a maior parte envolta em sofrimentos, provada por doenças.
Em 1958, Pio XII, declarou Santa Clara padroeira da televisão. O motivo é que a Santa estava enferma e impedida de acompanhar suas irmãs para a celebração numa noite de Natal. Deus cuidou dela. Por graça especial consegue acompanhar tudo, vendo e ouvindo. As imagens lhe aparecem projetadas na parede de sua cela. Viu tudo à distância (tele-visão). As irmãs, ao retornar querem consolá-la contando-lhe sobre a beleza da celebração, mas é a Santa quem as surpreende contando tudo em detalhes.
Diante de mundo marcado pela insatisfação e consumismo, longe da fonte do Amor , urge olhar para o exemplo da pedagogia da santidade de Clara, que soube colocar Deus no centro de sua vida".
( Trechos do texto de Frei Jorge E. Hartmann - OFM , Padre da Ordem dos Frades Menores, para a Revista Canção Nova, Ano VIII - nº104 - Agosto de 2009 ).


Fonte da imagem:
Wikipédia
Representação de Santa Clara por
Simone Martini, localizada na Basílica de São Francisco, Assisi, Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!