segunda-feira, 1 de agosto de 2011

NOSSA SENHORA DAS DORES


Nossa Senhora das Dores surge representada sendo ferida por sete espadas no seu coração imaculado (algumas vezes uma só espada), dado ter sido trespassada por uma espada de dor, quando da Paixão e Morte de seu Filho, unindo-se ao seu sacrifício enquanto redentor e sendo por isso chamada pelos teólogos de Corredentora do Gênero Humano. É também seu símbolo o Rosário das Lágrimas (ou Terço das Lágrimas), com 49 contas brancas divididas em sete partes de sete contas cada. Aparece também frequentemente representada com uma expressão dolorida diante da Cruz, contemplando o filho morto (donde nasceu o hino medieval Stabat Mater), ou então segurando Jesus morto nos braços, após o seu descimento da Cruz (dando assim origem à temática das Pietà). Data comemorativa 15 de Setembro.

As 7 dores representadas pelas 7 espadas são:

1ª Dor - Profecia de Simeão
2ª Dor - Fuga para o Egito
3ª Dor - Maria procura Jesus em Jerusalém
4ª Dor - Jesus encontra a Sua Mãe no caminho do Calvário
5ª Dor - Maria ao pé da Cruz de Jesus
6ª Dor - Maria recebe Jesus descido da Cruz
7ª Dor - Maria deposita Jesus no Sepulcro


Oração à Nossa Senhora das Dores


Ó Mãe das Dores.
Rainha dos mártires, que tanto chorastes vosso Filho, morto para me salvar, alcançai-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.
Mãe pela dor que experimentastes quando vosso divino Filho, no meio de tantos tormentos, inclinando a cabeça expirou à vossa vista sobre a cruz, eu vos suplico que me alcanceis uma boa morte.
Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate da terrível passagem desta vida a eternidade.
E, como é possível que, neste momento, a palavra e a voz me faltem para pronunciar o vosso nome e o de Jesus, rogo-vos, desde já, a vós e a vosso divino Filho, que me socorrais nessa hora extrema e assim direi: Jesus e Maria, entrego-Vos a minha alma.
Amém.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_das_Dores#Iconografia
http://www.derradeirasgracas.com
http://www.sintoniasaintgermain.com.br/ns.html
http://www.umbandacomamor.com.br/cristianismo/apostolica-romana/nossa_senhora/Dores/Dores.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!