domingo, 18 de setembro de 2011

HEXAGRAMA 4 - MENG - A INSENSATEZ JUVENIL

Uma nova lição; você está aprendendo algo que jamais soube antes.


Não sou eu quem busca o jovem insensato;
 é o jovem insensato quem me busca. 

Este hexagrama explica o relacionamento entre o Sábio, que fala através do I Ching, e o seguidor, que o consulta.
O Sábio falará através do oráculo e só virá em nossa ajuda se tivermos uma atitude correta, isto é, se passarmos a acreditar e confiar espontaneamente no Desconhecido.  Se formos céticos, indiferentes, cínicos, hostis ou inquisitivos, ele permanecerá distante e as respostas serão ininteligíveis. Na medida em que vacilamos em abandonar nossa descrença, bloqueamos a ajuda do Sábio, porque é contra seus princípios responder àquele que não o procurar com humildade e mente aberta. Sendo ele firmemente comprometido com o que é bom, não se dará ao trabalho de buscar nossa aprovação nem tentará, pela persuasão, superar nossos conceitos predeterminados sobre como funciona o Cosmo,o que é bom e ruim ou a natureza de Deus ou do Destino, por mais errôneos que possam ser esses conceitos.
Ao abordarmos o Sábio, devemos tomar cuidado de livrar-nos das ideias preconcebidas que impedem o aprendizado. Talvez tenhamos medo de que sua resposta possa abalar nossas defesas ou que sejamos incapazes de enfrentar a verdade sobre alguma situação. Na insensatez da juventude espiritual deixamos de perceber que o aprendizado da verdade sempre alivia nossa carga, quando alija os pesos opressivos do medo e da dúvida.
Estudar com o Sábio do I Ching é ter permissão para ver a vida pelo ponto de vista do Cosmo.

...O Sábio não nos fornece respostas abrangentes; ao contrário, desdobra à nossa frente cada único passo a ser dado; apenas o nosso deseja respostas globais e resultados imediatos por causa de seus medos e propósitos egoístas.

Fontes: Guia do I Ching - Carol Anthony - detalhe da carta 4 - TAO Oracle - de Ma Deva Padma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!