sexta-feira, 21 de junho de 2013

HEXAGRAMA 35 - CHIN - O PROGRESSO

imagem:Yi-King Tarot Oriental: Paul Iki
Claridade e ascensão são os atributos do progresso.
A fidelidade entre as pessoas traz grandes avanços, 
pois ela é o resultado do crescimentos interior.
Assim como o sol beneficia a terra, os bons amigos oferecem amizade.(*)

imagem: I Ching Cards

Anime sua luminosa virtude, o objetivo é seguir o caminho.

O Homem Superior* ilumina sua radiante virtude. A imagem do sol se elevando acima da terra indica a fase de progresso. Tal fase também expõe hábitos ou práticas descuidadas que impedem ou bloqueiam o progresso ou então ameaçam nossos ganhos.
O recebimento deste hexagrama indica que estamos fazendo progresso, embora ela possa ser esquivo à nossa observação direta.
Recebê-lo também nos recorda os princípios básicos sobre os quais se alicerça o progresso, a fim de que possamos empregá-los sensatamente. Em particular devemos evitar as delícias da glória nos entregando ao desfrute de nossas realizações. Em vez disto, o momento é para "intensificar nossa radiante virtude".
O progresso não resulta do trabalho em busca do progresso como um objetivo em si ou de finalidades confortáveis e pessoalmente desejáveis, mas é antes a decorrência do trabalho para sermos consistentes e verdadeiros aos nossos princípios, em servir ao que é mais alto.
Cultivamos uma atitude de independência interior quando nos concentramos unicamente no que é essencial e correto. Deixamos de servir ao bem quando, ao alcançarmos algum pequeno progresso, esquecemos de seguir humildemente nosso caminho e nos entregamos ao conforto do momento.(**)

*Homem superior: é o verdadeiro EU interno. Ele ouve, olha e decide.

Fonte dos textos:
(*) Dados Chineses da Sorte - Nova Cultural - 1985
(**) O Guia do I Ching - Carol K. Anthony -  2ª edição - Ed. Nova Fronteira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas!